sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Um feixe de nervos expostos

Wilma Lessa tinha uma paixão pela literatura. Gostava de ler. Sua casa estava sempre cheia de livros. Era fã de Juan Rulfo, Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu, Rubem Fonseca. Ela adorava o livro O Cobrador. Por gostar tanto de ler, ela também escrevia. Escrevia contos, peças de teatro e, principalmente, poesias. Abaixo, um poema de Wilma Lessa, escrito numa pequena carta para sua amiga Ezilda.
Olá querida amiga, Ezilda.
Chove no Recife, e na pequena viagem de Olinda para cá pensei em você.Vou anexar alguns poemas, que traduzem meu longo e tenebroso "momento", mas ao menos representa alguma produção. Eles permanecerão, no dia em que a depressão for mais forte do que eu.
Beijos saudosos
Sua assinatura e a marca de batom
SOU UM FEIXE DE NERVOS EXPOSTOS
Coletânea Poética
Hoje minha pele reagiu.
A teu cheiro
estes costados largos
o calor intermitente.
A história se repete
mas a gosma da boca
saliva grossa
é outra
única,
porque tua.
E me alimenta
No âmago
Aquela coisa interna
Invisivel aos olhos
Mas que habita
Cada poro
Centímetro de pele
CabelosArrepios.
Qual vento bravio
Mas que aquece
E acalma.
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Felizes Para sempre

segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Anos dourados





Divina dama





SUAS CANÇÕES FAVORITAS - Muitas pessoas se deixam marcar por sua canções favoritas. Fazem com que os amigos, quando escutam determinadas canções, lembrem delas. Wilma também tinha suas canções favoritas. Ela gostava muito de um disco da cantora italiana Ornella Vanoni, em ela cantava a música Stupidi. Gostava muito do tango de Astor Piazzola e dos antigos discos do cearense Ednardo. Curtia Bethânia e Caetano Veloso. Um dos seus discos favoritos era a trilha sonora do filme Borsalino, um clássico do cinema francês com Alain Delon e Jean Paul Belmondo. Adorava o conjunto Procol Harum, por causa da canção A Whiter Shade of Pale, que lembrava sua juventude boêmia, quando ainda morava em São Paulo.
Escute nos links a seguir algumas das canções favoritas de Wilma Lessa:
Procol Harum (A Whiter Shade of Pale)
Tema principal do filme Borsalino
Ornella Vanoni (Stupidi)
Astor Piazzola (Adios Nonino)
Da amiga Suzany

O que dizer de alguém que para começar pegou na sua mão e ensinou os primeiros passos na vida profissional? Eu tinha 17 anos quando conheci Wilma na Sucursal do Jornal O GLOBO, em Recife, onde trabalhamos juntas. Dali em diante nos tornamos amigas de verdade para sempre. Mais que isso, irmãs, mãe e filha que se desdobravam nesses papéis de acordo com as necessidades de cada uma.Ela sempre me dizia: Você é a única pessoa que me vê sem baton. Pois esta era uma das marcas registradas dela que sempre terminava os escritos para quem amava com o carimbo do seu amor. Casamentos, amores, filhos, militância, profissão, escritos, compartilhamos tudo. Tive a honra de ser partner dessa grande figura. O amor fica para sempre, entrecortado de saudade e da certeza de que ainda estamos juntas e vamos nos reencontrar. Como nesta foto em que Wilma segura minha filha nos braços, na maternidade, no dia seguinte ao parto, em que parteou junto comigo. Precisa dizer mais alguma coisa?
Suzany Porto
(Suzany Porto escreveu esse depoimento na área de comentários, logo abaixo. Jornalista e dramaturga, seu belo texto merece destaque no blog dedicado a Wilma Lessa.)
Uma linda mulher



Eternamente Wilma





Retratos de Wilma





sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Maternal

Wilma Lessa na maternidade, carregando Laila, filha de sua grande amiga Suzany Porto. Wilma adorava crianças e adorava suas amigas. Com Suzany ela trabalhou muitos anos no departamento comercial da sucursal do jornal O Globo, em Recife.
Wilma Lessa fazia sucesso no radio graças às suas participações no programa Supermanhã, do radialista Geraldo Freire. No programa ela dava conselhos e orientações as mulheres. Os direitos da mulher e questões ligadas a violência contra a mulher eram temas constantes de suas palestras. Admirador da feminista o radialista Geraldo Freire publicou em seu site um texto em que fala de Wilma. Clique no link abaixo e saiba mais sobre Wilma Lessa.
http://geraldofreire.uol.com.br/wilma.htm
João Paulo Lima e Silva, que foi Prefeito de Recife de 2001 até 2008 (dois mandados) publicou em 2004, no site da Prefeitura, um texto em que fala da líder feminista. Clique no link abaixo e leia mais sobre Wilma Lessa.
http://www.recife.pe.gov.br/2004/02/27/mat_127883.php
O que se enxerga depois do medo - Este é o interessante título do espetáculo de teatro escrito por Wilma Lessa. Como sempre os direitos da mulher são o tema principal dos seus escritos. O que se enxerga depois do medo é uma série de esquetes em que são encenadas pequenas situações cotidianas que fazem uma crítica severa ao machismo e a discriminação contra as mulheres, num lugar de tradição machista como o Nordeste. Nos links abaixo informações e comentários sobre a peça.
http://www.pernambuco.com/diario/2004/06/02/urbana5_0.html
http://engenhocultural.wordpress.com/2010/03/08/mulheres-do-cabo-pe-realizam-caminhada-no-dia-8-de-marco/
http://www.recife.pe.gov.br/agendacultural/index_eventos.php?AgendaEdicaoAno=10&AgendaEdicaoNumero=105&TiposEventosCodigo=3
Não deixe de ler, na área de comentários, o belo depoimento de Rita de Cássia, amiga de Wilma Lessa.
Quem tiver qualquer material referente a Wilma Lessa (Fotos, textos, poemas, depoimentos) favor enviar para ser publicado neste blog, através do e-mail: pompier.ltda@gmail.com
A bela dama

Uma grande figura essa mulher! Tão querida e respeitada em Recife que foi homenageada com o nome de uma rua. Agora, no bairro do Caçote, existe uma Rua Jornalista Vilma Lessa. O nome da rua está gravado com V, mas a prefeitura já está cuidando para que seja corrigido e escrito com W. Afinal, ela tinha tanto orgulho desse W!
LIBERTAÇÃO
(Poema de Wilma Lessa)
Minha liberdade
Posso medir
Menos por ir e vir, a todos os lugares
O infinito possível.
Mas por estar só
Destituída de paixões
Que acorrentam
Ao cotidiano
De apenas um.
Liberdade pura
Da cama enorme
Louça empilhada
Jornais espalhados
Priorizando o que eu quiser,
Pois minhas asas
Estão abertas ao infinito.
Texto sobre o "viver"

Viver é amar e correr riscos. Essa sempre foi uma das frases favoritas de Wilma Lessa. Era algo como uma filosofia de vida. Ela estava sempre correndo riscos em todos os sentidos. Ela corria riscos ao assumir uma militância feminista. Ela assumia riscos ao defender a liberdade de expressão. Ela assumia riscos ao amar intensamente. Aliás, uma palavra perfeita para definir Wilma Lessa é essa: intensa! Ela era exatamente assim: intensa. Tudo para ela tinha essa "aura".
No release de apresentação do espetáculo "Lobas" ela escolheu sua frase favorita para ilustrar seu texto. Até porque, seus poemas, refletiam a intensidade dos sentimentos de sua autora. (Clique em cima da imagem e veja ampliado o texto de Wilma Lessa).
Lobas

Programa do espetáculo Lobas, recital com poemas de Wilma Lessa.
ATENÇÃO! - Na entrevista que concedeu ao site do jornalista Sidney Rezende o escritor pernambucano Raimundo Carrero, grande vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, maior prêmio literário concedido no Brasil, fala de Wilma Lessa. Clique no link abaixo e leia a entrevista de Raimundo Carrero.
Cartilha
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)